Frase do dia:

sábado, 1 de julho de 2006

As pontes de Madison County - Robert James Waller (continuação)

“Os velhos sonhos eram bons sonhos; não se tornaram realidade, mas estou contente por tê-los tido.” Não tenho a certeza do que isto significa, mas servir-me-á para alguma coisa.

Às pontes cobertas ao entardecer ou, melhor ainda, em manhãs quentes, cor-de-fogo. Sorriu. Ela não disse nada, mas sorriu suavemente e levantou um pouco a sua garrafa, com um gesto hesitante e desajeitado. Um estranho desconhecido, as flores, o perfume, a cerveja e um brinde numa quente segunda-feira de um fim de Verão. Era mais do que conseguia aguentar.

Ela abanou a cabeça e passou por ele, sentindo o olhar dele nas suas pernas, perguntando-se se a seguiria com os olhos enquanto atravessava o alpendre, imaginando que o faria. Tinha razão. Ele observava-a. Abanou a cabeça e voltou a olhar para ela. Observou o seu corpo, pensou na inteligência que sabia que ela possuía, interrogou-se sobre as outras coisas que pressentia nela. Sentia-se atraído, e lutava contra esse sentimento.

As nuvens tinham-se deslocado para oeste, dividindo o sol em raios que se estendiam em várias direcções.

Eu não me limito a aceitar as coisas como elas se me apresentam; tento transformá-las em algo que reflecte a minha consciência pessoal, o meu espírito. Tento encontrar a poesia na imagem.

Não falavam da arte e dos sonhos, das realidades que silenciavam a música, e encerravam os sonhos dentro de uma caixa.

E, com a perda dessa estranheza, havia lugar para a intimidade.

É um cheiro… tranquilo.

Na sua presença, sentia-se incomodada com o silêncio. Por isso falou.

Enquanto falavam, o anoitecer ia-se cobrindo de um tom azul com um ligeiro nevoeiro a tocar a erva da pradaria.

Esperava que ele não fosse embora demasiado cedo.

A leste, levantava-se uma lua quase cheia que se tinha tornado azulada com o sol acabado de pôr.

Depois do pôr-do-sol, há sempre um período em que a luz e a cor do céu são esplêndidas, quando o sol acabou de se pôr, mas ainda espalha a sua luz pelo céu.

As maças de prata da lua/as maças de ouro do sol.

Às noites antigas e à música distante.

Sentia coisas agradáveis, velhos sentimentos ligados à música e à poesia. Mas achou que estava na hora de ele se ir embora.

Ele falava de amor no melhor sentido da palavra. Compreendia-o pela suavidade da linguagem, pela forma como ele dizia as palavras.

Olhou para a casa branca à pálida luz da lua e sacudiu a cabeça pensando na estupidez dos homens, de alguns homens, da maioria deles.

… sentiu de novo um sobressalto, semelhante ao do dia anterior. Algo que começava no peito e lhe caía no estômago.

Ele era sensível, o que ela já sabia.
O fim está próximo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho mesmo que ler esse livro... E depois ver o filme!!! Estou a adorar!

Imaginei as cenas

"As nuvens tinham-se deslocado para oeste, dividindo o sol em raios que se estendiam em várias direcções."

"A leste, levantava-se uma lua quase cheia que se tinha tornado azulada com o sol acabado de pôr."

Que imagens espectaculares devem ser...

Beijinhos e obrigada!

WHITE ANGEL disse...

mar_praia... linda menina do mar é tão bom saber que ficaste com vontade de ler o livro e, imagina, ver o filme...
Pensei que ninguém iria ler estes textos tão longos, mas cá estás tu...
Sempre em todos os momentos...
És uma linda menina por dentro e por fora...
Beijos com carinho...

«O destino une e separa pessoas, mas mesmo ele sendo tão forte, é incapaz de fazer com que esqueçamos pessoas que por algum momento nos fizeram felizes...»
Recados Para Orkut

Mensagem da White Angel:


Tentem viver o dia de hoje bem devagarinho, tentem aproveitar todos os segundinhos e só depois virem a página... Este é o meu mundo perfeito, (apercebi-me disso agora(!), as palavras e a música embalam-me e esqueço o mundo lá fora)...